quinta-feira, 3 de maio de 2012

Por que guardar o sábado?

Por que devemos lembrar-nos do dia do Sábado? A Bíblia diz em Êxodo 20:8 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” 

Após concluir a criação em seis dias, Deus "descansou" no dia de Sábado. Deus não se cansa! O verdadeiro motivo de separar o Sétimo Dia foi pensando no Homem: O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado.” Marcos 2:27. Deus, em sua infinita sabedoria, sabia que o homem se esqueceria Dele e de sua criação em meio a tanto Stress e correria de nossos dias, por isso Ele usou o termo "Lembra-te...". Nem sempre, em meio ao trabalho e afazeres do dia a dia nos lembramos de Deus. O Sábado é um privilégio, um Dia Sagrado, Santo, separado para Aquele que nos criou e nos mantém, é um memorial da criação e também da redenção, pois Jesus mesmo depois de morto, descansou na tumba no dia de Sábado, ressussitando apenas no domingo.

Pense: Temos tempo para
trabalhar, para lazer, para sentarmos com os amigos e jogar conversa fora, para brincar com nossos filhos, porque não termos tempo para um Deus que cuida, mantém e zela por todos nós? 

Segundo as Escrituras, quando começa e termina o Sábado? A Bíblia diz em Levítico 23:32 “Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado.”
Quando começa a tarde? A Bíblia diz em Marcos 1:32 “Sendo já tarde, tendo-se posto o sol, traziam-lhe todos os enfermos, e os endemoninhados.”
Não se deve trabalhar no Sábado. A Bíblia diz em Êxodo 20:9-10 “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”
Que conselho sobre como guardar o Sábado nos dá Isaías? A Bíblia diz em Isaías 58:13-14 “Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.”


O Sábado é um dia de dedicarmos ao Senhor. É um dia Santo, sendo assim, devemos evitar fazer o que é comum no dia a dia: trabalhos, lazer, conversas fúteis, negócios, TV, Internet, e qualquer coisa não tenha Deus como centro. Muitos se esqueceram do valor do Sábado em nossas vidas hoje, e não o enxergam como ele realmente é, vendo-o como um dia chato, sem graça e triste. Ah, se soubessem quão boa é a sensação de estarmos na presença de Deus neste Dia!

Que conselho sobre como guardar o Sábado nos dá Neemias? A Bíblia diz em Neemias 13:15, 19, 22 “Naqueles dias vi em Judá homens que pisavam lugares no sábado, e traziam molhos, que carregavam sobre jumentos; vi também vinho, uvas e figos, e toda sorte de cargas, que eles traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles quanto ao dia em que estavam vendendo mantimentos. … E sucedeu que, ao começar a fazer-se escuro nas portas de Jerusalém, antes do sábado, eu ordenei que elas fossem fechadas, e mandei que não as abrissem até passar o sábado e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. … Também ordenei aos levitas que se purificassem, e viessem guardar as portas, para santificar o sábado. Nisso também, Deus meu, lembra-te de mim, e perdoa-me segundo a abundância da tua misericórdia.”
Que evidência encontramos de que o Sábado foi escolhido como dia de adoração pública. A Bíblia diz em Levítico 23:3 “Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.”
Jesus sugere que as horas do Sábado sejam usadas para fazer boas obras. A Bíblia diz em Mateus 12:11-12 “E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.” 


O Sabado é o Dia de se fazer o bem. Quando Jesus veio, Ele precisava restaurar o que o homem tinha quebrado, que era o verdadeiro sentido do Sábado. Os fariseus viam o sábado apenas como um dia do não pode, eram homens extremamente doutrinados, mas não conheciam a Deus de verdade, eram movidos apenas pela Lei, e não pela Fé. Jesus nos mostrou então o outro lado do Sábado, como um Dia que podemos sim, fazer várias coisas, dentre elas, ajudar nosso semelhante, fazer visitas, trabalhos missionários, passeios na natureza, estudos bíblicos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...